data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)
Mais uma vez, o sonho de entrar na universidade pública se tornou realidade para centenas de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Foi realizada, nesta quarta-feira, a 2ª chamada oral pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Esta foi a terceira chance para muitas pessoas que aguardavam ansiosamente por esse momento. A instituição disponibilizou 452 vagas para os cursos de graduação nos campi de Santa Maria, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. O processo busca preencher vagas que ficaram em aberto após a primeira chamada oral para ingresso no segundo semestre de 2019. O processo ocorreu no Centro de Convenções da UFSM. Os estudantes tinham que chegar entre 8h30min e 10h30min.
EXPECTATIVA
Antes de começar a chamada oral, era possível perceber no rosto dos candidatos a tensão, preocupação e ansiedade, mas a pitada de confiança pulsava mais forte.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
A sorte esteve ao lado do estudante Eduardo Mota, 20 anos. Ele era o 19º na lista de selecionados para o curso de Medicina, mas, como 16 pessoas que estavam antes dele não compareceram, o jovem conseguiu conquistar uma das três vagas que estavam disponíveis.
_ Eu achei que não ia passar, pois tinha muita gente na minha frente. A espera valeu a pena e, agora, é só comemorar e esperar as aulas começarem _ conta feliz o mais novo bixo da UFSM.
Novo ambulatório do Hospital Regional começa a funcionar em 12 de agosto
A conquista foi comemorada pelos pais e pela irmã, que também são profissionais da área da saúde. A mãe é dentista, o pai e a irmã são médicos e, agora, ele seguirá os passos de quem mais admira.
_ É muito importante a gente estar junto com ele neste momento. Já esperávamos, há bastante tempo, essa vaga. Se não deu antes, é porque não era a hora _ disse Laura Mota, 26 anos, irmã de Eduardo.
Depois que fez a matrícula para o curso de Enfermagem, Talia Patatt Simonetti, 19 anos, natural de Ivorá, saiu correndo para abraçar a mãe e comemorar a conquista.
VÍDEO: carga de pedras largada no Passo das Tropas traz risco de acidente
O pró-reitor substituto de Graduação, Jerônimo Tybusch, explica que, depois de preencher essas vagas da 2ª chamada oral, a UFSM analisará a possibilidade de fazer uma terceira chamada ou, ainda, lançar um edital para as vagas remanescentes utilizando os últimos anos do Enem.
Todos alunos saíram matriculados e aguardam pelo início das aulas, marcadas para o dia 5 de agosto.